A PROVIDÊNCIA CAUTELAR DE SUSPENSÃO DO DESPEDIMENTO DISCIPLINAR E A INTERRUPÇÃO DO PRAZO DE CADUCIDADE DA ACÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE DESPEDIMENTO DISCIPLINAR - PARTE 2
POR JOSÉ MAIANDI

RÉPLICA À TESE DA NÃO INTERRUPÇÃO
I. INTRODUÇÃO
Na primeira parte deste estudo[1] defendemos que a instauração tempestiva da providência cautelar de suspensão do despedimento disciplinar constitui exercício judicial relevante do direito de reacção contra o despedimento e que existem fundamentos normativos, sistemáticos e teleológicos suficientemente consistentes para sustentar a interrupção do prazo de caducidade previsto no artigo 313.º da Lei Geral do Trabalho e no n.º 1 do artigo 50.º do Código de Processo do Trabalho.
A posição mereceu uma crítica desenvolvida de João Chimbungule Garcia, que, embora reconhecendo vários dos fundamentos em que assenta a tese da interrupção, conclui em sentido contrário: no direito vigente, a apresentação do requerimento cautelar não interromperia o prazo de 120 dias, devendo eventual protecção do trabalhador ser introduzida futuramente pelo legislador através da suspensão do prazo durante a pendência do procedimento.
A crítica tem o mérito de deslocar a discussão para o terreno em que ela deve efectivamente ser travada: a interpretação do artigo 315.º da LGT em articulação com a disciplina actualmente consagrada na LGT, no CPT e no CPC. Todavia, a conclusão alcançada assenta, a nosso ver, em algumas premissas que não resultam necessariamente do sistema. A principal reside na atribuição ao artigo 315.º de uma ratio específica, isto é, segundo a tese contrária, a norma interromperia a caducidade exclusivamente quando o titular submetesse o mérito do litígio a uma instância capaz de o compor. É a partir desta premissa que se exclui a tutela cautelar, por esta não produzir decisão definitiva do conflito. É precisamente este pressuposto que necessita de demonstração. Não se discute que providência e acção principal são processualmente distintas, nem que a providência não substitui a acção principal. Também não se pretende extrair automaticamente da dependência prevista no artigo 384.º do CPC uma causa de interrupção.
A questão continua a ser aquela delimitada na primeira parte: a específica providência cautelar de suspensão do despedimento disciplinar, proposta tempestivamente contra o mesmo despedimento e fundada na mesma nulidade ou improcedência que sustentará a acção principal, integra, para efeitos substantivos do artigo 315.º da LGT, o exercício judicial do direito cuja caducidade o legislador pretende regular? É a esta questão que importa responder.
II. O QUE A TESE DA INTERRUPÇÃO NÃO DEFENDE
Uma parte relevante da crítica dirige-se a proposições que a nossa tese publicada não defende. Nunca afirmámos que a providência cautelar e a acção principal constituem processualmente uma única acção. Pelo contrário, a primeira parte reconheceu expressamente que a providência dispõe de tramitação própria, assenta numa cognição sumária e assegura tutela provisória, enquanto a acção permite cognição plena e decisão definitiva.
Também não sustentámos que o artigo 382.º do CPC constitua fonte autónoma de interrupção. Foi expressamente escrito que aquela disposição “não resolve sozinha esta questão nem constitui fonte autónoma de interrupção do prazo”. A sua relevância foi colocada num plano diverso, isto é, o de revelar a arquitectura processual adoptada pelo legislador e permitir testar a coerência da interpretação conferida ao artigo 315.º da LGT.
Do mesmo modo, a ausência de inércia nunca foi apresentada como nova causa interruptiva. A primeira parte afirma precisamente o contrário: constitui apenas um elemento teleológico para interpretar a causa interruptiva já existente.
Finalmente, a comparação com a conciliação e a mediação não foi utilizada para criar, por analogia, uma quarta causa de interrupção. A função desse argumento é determinar o que justifica os actos que o próprio legislador decidiu valorizar no artigo 315.º. É importante começar por estas delimitações porque a discussão muda significativamente quando se parte da tese tal como ela foi efectivamente formulada.
III. A EXPRESSÃO “ACÇÃO JUDICIAL” CONSTITUI UM ARGUMENTO, MAS NÃO ENCERRA A INTERPRETAÇÃO
A crítica contrária tem razão num aspecto essencial, o CPT distingue tecnicamente as acções dos procedimentos cautelares. A suspensão do despedimento disciplinar encontra-se expressamente incluída no capítulo das providências cautelares especificadas, enquanto a impugnação do despedimento dispõe de regime autónomo nos artigos 156.º e seguintes. Isto impede que a discussão seja resolvida mediante uma pura equiparação conceptual entre procedimento cautelar e acção. Mas não demonstra ainda que, para o efeito substantivo específico do artigo 315.º da LGT, a iniciativa cautelar seja necessariamente irrelevante.
A norma substantiva dispõe que os prazos de caducidade são interrompidos com a apresentação do pedido de conciliação ou de mediação ou com a propositura da acção judicial em que sejam reclamados créditos ou cumprimentos das obrigações. A tese contrária pretende atribuir à “acção judicial” o sentido processual técnico mais estrito possível.
Surge, porém, um problema interno nessa leitura. O artigo imediatamente anterior à disciplina dos prazos é o artigo 313.º, que estabelece que “O direito de requerer judicialmente a ilicitude do despedimento caduca no prazo de 120 dias [...]”. Todavia, a acção de impugnação do despedimento não é descrita pelo artigo 156.º do CPT simplesmente como uma acção de cobrança de crédito ou de cumprimento de obrigação. O seu núcleo é o pedido de nulidade ou improcedência do despedimento. Se a oração final do artigo 315.º, “em que sejam reclamados os créditos ou cumprimentos das obrigações”, fosse interpretada com o mesmo rigor literal que a tese contrária pretende aplicar à expressão “acção judicial”, colocar-se-ia em dificuldade a própria aplicação do artigo 315.º ao prazo do artigo 313.º.
A crítica, e bem, não segue esse caminho: aceita, na realidade, que o artigo 315.º regula também a caducidade da impugnação do despedimento. Isso significa que a própria leitura restritiva precisa de interpretar funcional e sistematicamente a norma para fazer coincidir a referência a “créditos” e “cumprimentos das obrigações” com uma acção cujo pedido imediato é a declaração da nulidade ou improcedência do despedimento. Ora, uma vez admitida essa interpretação funcional quanto a uma parte da norma, já não é metodologicamente suficiente afirmar que a expressão “acção judicial” deve possuir necessariamente o sentido processual técnico mais restrito.
É necessário demonstrar por que razão a elasticidade interpretativa admitida para integrar a própria impugnação do despedimento deve ser recusada exactamente no ponto em que se discute a tutela cautelar do mesmo despedimento.
IV. A RATIO PROPOSTA PARA O ARTIGO 315.º DA LGT NÃO RESULTA DA NORMA
A crítica apresenta como decisivo o seguinte argumento: conciliação, mediação e acção judicial teriam em comum a submissão do mérito do litígio a uma instância capaz de o compor. Seria essa aptidão para resolver o conflito que justificaria a interrupção.
A construção tem coerência interna, mas o artigo 315.º não condiciona o efeito interruptivo à efectiva composição do litígio. Pelo contrário, relativamente à conciliação e à mediação, faz decorrer a consequência jurídica da simples apresentação do pedido. O mecanismo pode não produzir qualquer acordo, a contraparte pode não aderir à solução, a tentativa conciliatória pode fracassar. E, no sistema do CPT, esse insucesso é expressamente contemplado, ou seja, não havendo acordo, o interessado pode posteriormente intentar a acção. O artigo 66.º concede-lhe, aliás, 30 dias após a declaração de impossibilidade ou a acta sem acordo.
Isto dificulta a identificação da resolução do mérito como elemento decisivo. Se por “capaz de compor” se entende apenas que o mecanismo é institucionalmente orientado para tentar resolver o litígio, a distinção proposta perde força perante a própria providência cautelar laboral. Ou seja, a alínea d), do n.º 1 do artigo 36.º do CPT determina que, apresentada oposição, o juiz efectue preliminarmente uma tentativa de conciliação, e a alínea e) exige que as partes compareçam pessoalmente ou através de advogado com poderes para transigir, desistir ou confessar.
Não defendemos que esta conciliação, isoladamente considerada, seja a causa interruptiva. A primeira parte afastou expressamente essa conclusão. O ponto é diferente. Se a ratio proposta pela tese contrária é precisamente a aptidão de um procedimento para colocar o conflito perante uma instância capaz de o compor, o próprio procedimento cautelar laboral contém institucionalmente essa possibilidade. A fronteira teleológica proposta torna-se, por isso, instável. Ou o fundamento da interrupção é a obtenção de solução definitiva, e então a conciliação e a mediação frustradas constituem um problema para essa explicação, ou basta a submissão formal do conflito a um mecanismo institucional de resolução, e então é necessário explicar por que razão o procedimento cautelar judicial fica necessariamente de fora. O argumento teleológico da tese contrária não resolve este dilema.
V. A PROVIDÊNCIA DO ARTIGO 38.º DO CPT NÃO É UMA PROVIDÊNCIA CAUTELAR ABSTRACTA
Existe outro ponto em que a crítica, ao nosso ver, generaliza excessivamente a teoria cautelar. É certo que a providência não decide definitivamente a licitude do despedimento. Mas a específica providência criada pelo artigo 38.º do CPT não é neutra relativamente a essa licitude.
O legislador determinou que o trabalhador só pode requerer a suspensão quando considere o despedimento nulo ou improcedente. Quando chegamos à acção principal, o artigo 156.º exige precisamente a descrição dos vícios formais, dos factos relacionados com a falta ou insuficiência de justa causa e o pedido de nulidade ou improcedência do despedimento. A coincidência legislativa não pode ser ignorada.
Na providência, o trabalhador invoca a nulidade ou a improcedência do despedimento. Na acção, é precisamente a nulidade ou a improcedência do despedimento que pede ao Tribunal. Em ambos os casos estão em causa o mesmo despedimento, o mesmo trabalhador, a mesma entidade empregadora e as mesmas categorias legais de ilicitude. O que varia é apenas a intensidade da cognição e a estabilidade da tutela. Essa diferença é processualmente fundamental, mas não transforma o direito material submetido ao Tribunal num direito diferente.
O artigo 39.º reforça a ligação material. O empregador é chamado a juntar o procedimento disciplinar. A sua falta injustificada pode conduzir ao decretamento imediato da providência, e, decretada esta, deve demonstrar o pagamento das remunerações devidas, sob pena de sanção pecuniária compulsória e execução. Consequentemente, dizer que a providência não profere uma decisão definitiva sobre o mérito é correcto. Concluir daí que ela é materialmente exterior ao exercício judicial do direito de reacção contra a ilicitude do despedimento é uma proposição diferente. E é justamente essa segunda proposição que não resulta da primeira.
VI. DEPENDÊNCIA NÃO É IDENTIDADE (MAS TAMBÉM NÃO É IRRELEVÂNCIA)
A crítica dedica atenção considerável a demonstrar que dependência não significa identidade. Concedemos integralmente esta afirmação, que, aliás, nunca esteve em disputa.
O artigo 384.º do CPC confirma simultaneamente duas realidades: autonomia processual e dependência materialmente determinada pelo direito acautelado. Foi exactamente assim que a primeira parte utilizou a disposição; não para concluir que a providência “é” a acção principal, mas para demonstrar que o legislador a coloca em dependência da causa fundada no mesmo direito acautelado.
O Acórdão do Tribunal Supremo proferido no Processo n.º 206/23 não altera esta conclusão. Nesse processo de contencioso administrativo, o Tribunal Supremo afirmou que processo cautelar e processo principal possuem objecto e finalidade próprios, apesar de partilharem a mesma relação material e manterem relação de dependência. O problema então decidido era saber se o tribunal cautelar tinha ultrapassado os limites da providência ao condenar na reintegração e no pagamento de salários.
O Tribunal Supremo estava, portanto, a resolver um problema de limites de cognição e objecto da decisão cautelar. Não estava a decidir se a instauração de uma providência produz, por força de uma norma substantiva especial como o artigo 315.º da LGT, algum efeito sobre um prazo de caducidade. O acórdão prova a autonomia processual, que a nossa tese não contesta; não prova, porém, que essa autonomia implique irrelevância substantiva para todos os demais efeitos jurídicos, inferência que careceria de fundamento próprio.
VII. O ARTIGO 382.º DO CPC E A COERÊNCIA DA SEQUÊNCIA PROCESSUAL
A crítica responde ao artigo 382.º afirmando que ali existem dois prazos diferentes: o prazo de caducidade do direito de acção e o prazo de que depende a subsistência da providência. Também aqui não existe divergência. A primeira parte expressamente distinguiu ambos.
O interesse do artigo 382.º é outro. A lei admite uma sequência em que a tutela cautelar é requerida antes da acção e em que, uma vez decretada a providência, o titular dispõe de um período posterior para propor a causa principal. Se, entretanto, o direito de acção pudesse ter caducado independentemente da existência do processo cautelar, poderíamos chegar à seguinte situação: o Tribunal decreta a tutela provisória do direito, a lei concede ao requerente um prazo para instaurar a causa de que aquela tutela depende, mas o direito de instaurar essa causa já se encontra extinto.
É juridicamente possível conceber um sistema desta natureza. Mas, perante uma norma como o artigo 315.º, que expressamente admite interrupções da caducidade, essa consequência constitui pelo menos um problema sistemático que deve ser explicado, e não afastado através da simples afirmação de que os prazos têm objectos diferentes.
A tese contrária acaba, aliás, por reconhecer o problema no capítulo dedicado à demora judicial. A solução que propõe é pragmática: o trabalhador deve instaurar a acção dentro dos 120 dias mesmo enquanto aguarda a decisão cautelar. Como orientação profissional, essa é indiscutivelmente a conduta mais prudente enquanto não existir jurisprudência estabilizada sobre a questão. Mas uma recomendação de prudência processual não constitui critério interpretativo. Dizer “para evitar o risco, proponha as duas” não responde à pergunta “o que acontece juridicamente ao prazo quando a primeira foi tempestivamente proposta?”
VIII. A CADUCIDADE, A INÉRCIA E O ARTIGO 23.º DO CPT
Concordamos com a crítica quando afirma que a caducidade não exige culpa ou negligência subjectiva. Por isso mesmo, a primeira parte nunca fez da ausência de inércia uma causa autónoma de interrupção. A questão é outra.
Quando o legislador criou no artigo 315.º causas interruptivas, importa determinar a razão pela qual determinados actos foram considerados suficientes para impedir que o decurso do tempo continue a produzir o seu efeito extintivo. Nesse exercício interpretativo, é relevante observar que o CPT protege mesmo actos que se encontram muito antes de uma verdadeira reacção judicial.
O n.º 3 do artigo 23.º determina que os prazos de propositura da acção e de prescrição se suspendam desde o pedido de patrocínio ao Ministério Público ou à defesa pública até à notificação da decisão. Trata-se de acto que não coloca ainda o empregador no contraditório, não formula qualquer pedido contra ele e não submete ao Tribunal a nulidade ou improcedência do despedimento. Ainda assim, o legislador impede o normal decurso do prazo.
O argumento não significa que o artigo 23.º seja a fonte jurídica da interrupção da providência. Significa que a arquitectura protectiva do CPT enfraquece a afirmação de que apenas o acto capaz de introduzir definitivamente o mérito no tribunal pode justificar qualquer paralisação ou renovação do prazo. O sistema positivo demonstra precisamente o contrário.
IX. O ARGUMENTO DO USO ESTRATÉGICO DA PROVIDÊNCIA ASSENTA NUMA HIPÓTESE JURIDICAMENTE INVIÁVEL
A crítica procura ainda demonstrar os efeitos excessivos da tese da interrupção através de um exemplo: O trabalhador poderia aguardar pelo último dia do prazo de 120 dias, instaurar a providência e obter então um novo prazo integral. O exemplo não é compatível com o CPT. Nos termos do artigo 38.º, o trabalhador dispõe de 10 dias para requerer a providência cautelar de suspensão do despedimento. O direito de impugnar judicialmente o despedimento caduca, por sua vez, em 120 dias. Logo, a providência não pode ser apresentada no 119.º ou 120.º dia como expediente para renovar artificialmente o prazo.
Ao chegar a esse momento, o direito de requerer a suspensão cautelar terminou há muito. A hipótese de abuso que suporta uma parte importante do argumento consequencial é, portanto, juridicamente inviável. Acresce que a própria primeira parte delimitou a tese à providência tempestivamente requerida e recordou que o artigo 35.º impede a repetição da providência que tenha sido indeferida ou caducado.
Mesmo que se partisse, apenas para efeitos argumentativos, da premissa de que a interrupção gera sempre um novo prazo integral de 120 dias a partir do acto interruptivo, a escolha estratégica do momento da providência encontrar-se-ia comprimida dentro dos primeiros 10 dias. Não existe a possibilidade descrita de esperar praticamente pelo esgotamento do prazo principal para o renovar. Este dado enfraquece significativamente a objecção fundada na alegada desproporção.
X. A JURISPRUDÊNCIA INVOCADA NÃO DECIDIU A QUESTÃO DO ARTIGO 315.º
A jurisprudência citada merece consideração, mas é essencial delimitar correctamente o seu valor. O Acórdão do Tribunal Supremo no Processo n.º 206/23, como vimos, incidiu sobre uma providência cautelar administrativa e sobre os limites da cognição do tribunal cautelar. Reconheceu simultaneamente autonomia, relação material comum e dependência. Não apreciou o artigo 315.º da LGT nem qualquer norma equivalente sobre efeito interruptivo.
O Acórdão do Tribunal da Relação de Évora, Processo n.º 82/14.8TTSTR.E2, decidiu no quadro do direito português que a acção principal constitui processo autónomo relativamente à providência e apreciou a caducidade no regime português então aplicável. Não interpretou, porque não podia interpretar, o artigo 315.º da LGT angolana. A própria referência cronológica merece correcção: o acórdão é de 7 de Setembro de 2016, e não de 9 de Julho.
O Acórdão n.º 972/2025 do Tribunal Constitucional confirma a legitimidade constitucional dos prazos de caducidade e sublinha que a tutela jurisdicional deve ser exercida dentro das condições temporalmente estabelecidas pela lei. Chega mesmo a mencionar o actual artigo 313.º da LGT. Todavia, não decidiu quais dos actos abrangidos pelo artigo 315.º interrompem aquele prazo.
O Acórdão n.º 1106/2026 incidiu sobre caducidade num litígio possessório. A sua relevância reside na teoria geral da caducidade e nos valores de estabilidade e segurança jurídicas; não na interpretação do regime laboral especial de interrupção.
O Acórdão Uniformizador n.º 1/23, por seu turno, fixou jurisprudência quanto ao conhecimento oficioso da caducidade do direito de acção para reintegração no quadro da legislação anteriormente aplicável. Não apreciou a extensão de uma causa interruptiva actualmente prevista no artigo 315.º da Lei n.º 12/23.
Portanto, nenhuma das decisões apresentadas resolve directamente a questão central deste debate. Elas demonstram duas proposições que não contestamos: a caducidade constitui um verdadeiro limite temporal ao exercício de direitos e tutela cautelar e tutela definitiva permanecem processualmente autónomas. O que não demonstram é a terceira proposição necessária à tese contrária: que o artigo 315.º da LGT exclui necessariamente da sua previsão a específica providência judicial prevista nos artigos 38.º e 39.º do CPT.
XI. A CONVENÇÃO N.º 158 DA OIT NÃO VINCULA ANGOLA
A crítica refere igualmente o n.º 3 do artigo 8.º da Convenção n.º 158 da Organização Internacional do Trabalho. Com base nas pesquisas feitas, mormente, à base oficial NORMLEX da OIT, Angola não ratificou a Convenção n.º 158.
A Convenção pode naturalmente possuir interesse doutrinário ou comparativo. Não pode, porém, ser utilizada como fonte convencional vinculativa do Estado angolano. Mesmo no plano comparativo, n.º 3 do artigo 8.º limita-se essencialmente a admitir que um ordenamento considere renunciado o direito de contestar a cessação se este não for exercido dentro de prazo razoável.
Não responde à pergunta que aqui verdadeiramente importa: qual é, segundo o direito angolano, o acto juridicamente suficiente para produzir os efeitos estabelecidos pelo artigo 315.º da LGT? Consequentemente, a Convenção não resolve a controvérsia.
XII. A PROPOSTA DE LEGE FERENDA NÃO DEMONSTRA A INEXISTÊNCIA DO EFEITO NO DIREITO VIGENTE
A solução apresentada pela tese contrária para futura alteração legislativa é coerente: suspender o prazo durante a pendência da providência, fazendo-o retomar após a decisão cautelar.
Pode mesmo ser considerada, em abstracto, uma solução legislativa equilibrada. Mas a existência de uma solução de lege ferenda não resolve a interpretação de lege lata. Uma coisa é perguntar: qual seria o regime legislativo mais claro ou conveniente? Outra é perguntar: qual é o alcance da regra que já se encontra consagrada no artigo 315.º?
A eventual conveniência de o legislador esclarecer expressamente a questão não significa que actualmente não exista uma interpretação possível, e, a nosso ver, sistematicamente mais coerente, segundo a qual a providência integra a causa interruptiva já estabelecida. Aliás, a própria necessidade sentida pela tese contrária de propor uma intervenção legislativa revela que a articulação entre os 10 dias da providência, os 120 dias da acção e a possibilidade de demora na tutela cautelar contém uma tensão real.
A nossa divergência encontra-se precisamente na resposta. Para a tese contrária, essa tensão revela uma lacuna que apenas o legislador pode resolver. Para nós, deve primeiro determinar-se se o artigo 315.º, interpretado no contexto dos artigos 313.º da LGT, 38.º, 39.º, 50.º e 156.º do CPT e do regime cautelar para que este expressamente remete, já fornece a solução.
Não se pode converter a preferência por uma futura regra expressa numa demonstração da inexistência do efeito no direito actual.
XIII. O PONTO CENTRAL: DO ARTIGO 313.º AO ARTIGO 315.º ATRAVÉS DO CPT
O problema pode, em última análise, ser reduzido a uma sequência normativa particularmente expressiva. O artigo 313.º da LGT estabelece a caducidade do “direito de requerer judicialmente a ilicitude do despedimento”. O artigo 38.º do CPT permite que, em apenas 10 dias, o trabalhador vá ao Tribunal requerer a suspensão desse mesmo despedimento quando o considere nulo ou improcedente. O artigo 156.º determina depois que a acção principal volte a ser estruturada em torno da nulidade ou improcedência do mesmo despedimento. E o artigo 315.º estabelece que determinados actos formais de exercício de direitos interrompem os prazos de caducidade.
Não afirmamos que esta cadeia normativa produza mecanicamente a solução. Afirmamos algo mais limitado, mas decisivo: ela torna insuficiente a simples invocação da autonomia processual para excluir a providência.
Quando o trabalhador requer a providência não formula um pedido alheio ao direito de impugnação: dirige-se a um tribunal, reage ao mesmo despedimento e invoca uma das duas categorias através das quais a lei estrutura a sua ilicitude, desencadeando o contraditório.
Obtém, além disso, a junção do processo disciplinar, pode participar numa tentativa judicial de conciliação e, se a providência for decretada, dela decorrem obrigações remuneratórias concretas para o empregador.
A questão jurídica não pode, por isso, ser resolvida chamando a esta actuação “mera apresentação da providência”. A sua relevância tem de ser determinada a partir do conjunto normativo que a regula.
XIV. CONCLUSÃO
A crítica à tese da interrupção é relevante e permite identificar o ponto de maior tensão interpretativa: a utilização, pelo artigo 315.º da LGT, da expressão “propositura da acção judicial”, num ordenamento processual que distingue acções e procedimentos cautelares. Esse argumento deve ser levado a sério. Não consideramos, porém, que seja suficiente para encerrar a discussão.
A tese contrária não demonstrou que a ratio do artigo 315.º resida necessariamente na submissão do mérito a uma instância capaz de produzir uma solução definitiva. A atribuição de eficácia interruptiva à simples apresentação dos pedidos de conciliação e mediação, independentemente do respectivo êxito, fragiliza esse fundamento teleológico. Também não demonstrou que a autonomia processual da providência implique necessariamente a sua irrelevância substantiva para efeitos de caducidade. O artigo 384.º do CPC prova autonomia e dependência; não resolve o efeito que uma norma substantiva externa, como o artigo 315.º, pode atribuir à instauração do procedimento.
A jurisprudência invocada confirma a natureza objectiva da caducidade e a autonomia entre tutela cautelar e tutela definitiva, mas nenhuma das decisões referidas interpretou directamente o artigo 315.º da LGT no contexto da providência cautelar de suspensão do despedimento criada pelo CPT de 2024.
O argumento consequencial fundado na possibilidade de apresentação estratégica da providência no termo dos 120 dias parte, além disso, de uma hipótese incompatível com o artigo 38.º do CPT, que impõe a instauração da providência dentro de apenas 10 dias.
Finalmente, a própria estrutura normativa angolana mantém uma ligação particularmente intensa entre a tutela cautelar e definitiva: os artigos 38.º e 156.º do CPT fazem assentar ambas na nulidade ou improcedência do mesmo despedimento.
A tese aqui sustentada continua, por isso, a ser deliberadamente limitada. Não se afirma que todas as providências cautelares interrompam todos os prazos de caducidade. Não se afirma que providência e acção principal sejam processualmente idênticas. Não se cria uma nova causa interruptiva por analogia. Sustenta-se apenas que, no caso específico da providência cautelar de suspensão do despedimento disciplinar tempestivamente requerida, relativa ao mesmo despedimento e fundada na mesma nulidade ou improcedência posteriormente submetida a cognição plena, existem razões normativas, sistemáticas e teleológicas suficientemente fortes para a considerar abrangida pelo exercício judicial juridicamente relevante a que o artigo 315.º da LGT atribui eficácia interruptiva.
A crítica apresentada não demonstra o contrário. Demonstra, quando muito, que existe uma interpretação restritiva possível. Mas entre reconhecer que uma leitura contrária é possível e demonstrar que a providência se encontra juridicamente excluída do artigo 315.º vai uma distância que, a nosso ver, permanece por percorrer. Até que o legislador ou a jurisprudência laboral angolana resolvam expressamente a questão, continuamos a considerar que a interrupção constitui a solução que melhor articula o artigo 313.º da LGT, o artigo 315.º da LGT e os artigos 38.º, 39.º, 50.º e 156.º do CPT, preservando simultaneamente a autonomia processual da providência e a continuidade material da tutela jurisdicional do mesmo direito.
Há autonomia de processos. Não há, porém, dois despedimentos, duas ilicitudes ou dois direitos materiais distintos. E é precisamente essa diferença que a tese da não interrupção ainda não conseguiu superar.
[1] Parte 1 disponível em: https://www.jmadvogado.com/post/a-provid%C3%AAncia-cautelar-de-suspens%C3%A3o-do-despedimento-disciplinar-e-a-interrup%C3%A7%C3%A3o-do-prazo-de-caducida




